Como Usar O Pinterest Para Vender

E nós sempre ouvimos essa pergunta: Como usar o Pinterest para vender?

Quem já acompanha o nosso blog há um tempinho já tem bem claro que o Pinterest é uma das plataformas que mais cresce no Brasil e que é possível utilizá-la de diferentes formas para ganhar dinheiro.

Mas para muitas pessoas, o Pinterest ainda é um mistério. Tanto quanto ao seu uso, como em como é possível que uma plataforma de fotos possa estar gerando tanto tráfego orgânico e se tornando uma das principais fontes de vendas para tantas pessoas que decidiram trabalhar pela internet.

Nesse artigo vamos te explicar como usar o Pinterest para vender os seus serviços ou produtos e quais estratégias utilizar para que você realize vendas todos os dias através da plataforma.

Veja também 11 Erros Que Você Está Cometendo No Pinterest E Não Sabe!

Quais São As Estratégias De Vendas Que Melhor Funcionam No Pinterest?

Existem estratégias padrões (que funcionam para todo mundo) que te ajudarão a vender mais utilizando o Pinterest e nós vamos te explicar uma por uma nesse artigo.

Além dessas estratégias padrões, existem outras mais práticas que descobrimos ao longo desse último ano tentando desvendar o Pinterest, e que você pode encontrar mais detalhes aqui!

Graças à essas estratégias nós conseguimos levar um caminhão de tráfego orgânico para as nossas páginas, e hoje 03.02.20, o nosso perfil possui 2,2 milhões de visualizações mensais.

Vamos lá para a sequência de boas práticas que irão fazer você estourar as suas vendas no Pinterest?

Imagens Impactantes

Pinterest Imagens Impactantes
Imagem encontrada no site Unsplash

Tudo o que for relacionado à imagem deve ser o primeiro ponto a ser levado em consideração no Pinterest.

A plataforma é principalmente visual, então para chamar a atenção do seu público você precisa utilizar imagens de qualidade e impactantes.

Existem diversos bancos de imagens gratuitas onde você encontra imagens de todos os tipos e de ótima qualidade. Vou deixar o link de dois sites, que são os que mais utilizamos:

Designs Originais

Se você prefere focar em um conteúdo mais criativo e exclusivo, pode também produzir os seus pins com designes criados por você ou por um freelancer sem o uso de fotos, por exemplo, esse nosso pin sem foto que acabou viralizando na plataforma:

Pinterest Pins Criativos

Nós utilizamos a ferramenta CANVA para criar nossos Pins. Ela é gratuita e oferece uma infinidade de opções de design.

Conheça o curso Canva para negócios e aprenda utilizar essa ferramenta gratuita para alavancar de vez o nível do seu negócio online ou físico!

Dica de ouro: Sempre que for criar algo desse tipo, deixe a criatividade te guiar, não existem regras!

Títulos Chamativos

Depois da imagem ou designe do seu Pin, o que mais chamará a atenção dos usuários será o título do seu conteúdo.

Pesquise títulos que tenham uma conexão sentimental com os seus usuários e que façam com que ele se interesse em saber mais sobre aquele conteúdo.

Não escreva algo por escrever, essa é uma etapa importante da sua criação de conteúdo e merece um estudo e uma atenção especial no momento da sua elaboração.

Como bônus do nosso E-book Especialista em Tráfego Pinterest, nós oferecemos um mini-ebook com técnicas de copywriting e montão de exemplos de títulos estratégicos para você utilizar no momento de publicar os seus conteúdos.

Descrições Interessantes

Pinterest Estratégias
Dedique tempo escrevendo as descrições dos seus Pins.

Seguindo uma sequência, o usuário se interessará primeiramente pela foto do seu conteúdo e depois pelo título. Isso fará com que ele clique no seu Pin para descobrir mais sobre o assunto e leia a descrição da sua publicação.

Não decepcione o usuário com uma descrição simples e que não esteja relacionada com o conteúdo da sua imagem ou design. Entregue valor nas descrições dos seus Pins!

Utilize o máximo de caracteres que você puder e utilize estratégias de copywriting para que o usuário se interesse ainda mais sobre o assunto e clique no link disponibilizado no Pin.

Esses são os nossos principais objetivos com relação aos usuário no Pinterest:

  1. Fazer com que a imagem ou design chame sua atenção;
  2. Fazer com que o título gere o interesse em ler a descrição daquele conteúdo;
  3. Fazer com que a descrição gere curiosidade e ele clique o link do nosso Pin, sendo direcionado para as nossas páginas fora do Pinterest.

Algumas outras estratégias que serão como um bônus para a sua marca vender mais através do Pinterest e para você se destacar entre os seus concorrentes são:

Crie uma identidade dentro do Pinterest

Pinterest Pins Criativos

No início, crie diferentes tipos de Pins, com diferentes cores, imagens, fontes e designs.

Com o passar do tempo, identifique o que melhor funciona para você e comece a seguir um certo padrão para a criação dos seus conteúdos.

SEMPRE insira o seu site e se for possível o seu logo (de maneira discreta).

Com o tempo as pessoas passarão a reconhecer a sua marca através dos seus conteúdos. Isso te trará uma identidade visual dentro da plataforma.

Conheça o curso Canva para Negócios e alavanque de vez a qualidade dos seus conteúdos através de uma ferramenta gratuita.

Use e abuse das histórias nas suas descrições

Você já ouviu o termo Storytelling? Se ainda não, a gente te explica.

Conte uma história com começo, meio e fim nas discrições dos seus conteúdos. Histórias fazem com que as pessoas se conectem com você.

Além disso, contar uma história é uma maneira de prender o usuário no seu texto. Ele ficará curioso em conhecer o fim daquela história, e isso fará com que ele leia o seu texto até o final.

Entregue conteúdo de valor

Conteúdo de Valor Pinterest

O conteúdo que você produz precisa solucionar algum problema. Não crie conteúdos que apenas divulguem os seus serviços e produtos. Isso não funciona!

Os usuários estão sempre buscando por respostas para suas perguntas na internet e você precisa responder à essas perguntas de maneira satisfatória.

Pesquise quais são as maiores dores o seu nicho e compartilhe conteúdos que solucionem os problemas dessas pessoas. Essa é uma das dicas mais importantes sobre como usar o Pinterest para vender mais.

Programe os seus conteúdos de acordo com um calendário sazonal

O Pinterest é totalmente sazonal. Dependendo da época, existem palavras-chave que são mais fortes do que outras.

Esteja um passo à frente e comece a produzir conteúdos sazonais com pelo menos 45 dias de antecendência.

Dessa forma, os seus conteúdos ganharão força e quando chegar a época de alta do conteúdo, você provavelmente já estará bem rankeado e aparecerá mais nas pesquisas dos usuários na plataforma.

Crie conteúdos de passo a passo que ensinem algo prático aos seus leitores

Empreendedorismo Digital
Exemplo de Infográfico

Um dos formatos de conteúdo que mais funcionam no Pinterest são os Infográficos. Não deixe de produzir esse tipo de conteúdo!

E por que? De maneira bem simples, os Infográficos solucionam as dores dos usuários de maneira visual e prática. Crie Infográficos com passo-a-passos e informações resumidas!

Eduque e ensine o seu leitor. De preferência, crie passo-a-passos relacionados aos produtos ou serviços que você quer vender através do Pinterest. Dessa maneira, você atrairá o público certo para as suas páginas e com certeza realizará mais vendas.

Mostre que a sua marca está engajada em causas

Fique sempre atento ao que está rolando no mundo. Crie conteúdos atualizados e mostre que a sua marca está engajada e que apoia ou desapoia determinados acontecimentos.

Veja o que está em alta na internet e crie conteúdos relacionados. Esses conteúdos possuem grande chance de viralizar.

Analise os seus resultados e veja qual a estratégia está funcionando melhor

O Pinterest oferece um recurso chamada Pinterest Analytics. Essa é uma sessão dentro da própria plataforma onde você consegue verificar o desempenho dos seus conteúdos. Para isso é preciso que você já tenha configurada uma conta business.

É muito importante criar o hábito de verificar os números do seu perfil e qual o tipo de conteúdo que está te gerando mais vendas.

Tente trackear os links que você insere no Pinterest para medir os resultados de vendas que estão tendo como fonte de origem a plataforma.

Inclua sempre no final dos seus links o código: &src=Pinterest

Dessa maneira você saberá quais e quantas das suas conversões vieram do Pinterest.

E aí? Curtiu nossas dicas de como usar o Pinterest para vender?

Agora é só dar uma atenção especial para esta plataforma e se impressionar com os resultados!

Sucesso!

Nos acompanhe também no nosso canal do Youtube! Estamos sempre compartilhando vídeos rápidos e práticos para compartilhar conteúdo que agrega valor aos seus problemas cotidianos.

Entre para a nossa lista de assinantes e fique sempre por dentro das nossas novidades!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.