Tráfego Orgânico

Muito se lê na internet sobre Tráfego Orgânico e Tráfego Pago. Mas afinal de contas, O que é Tráfego Orgânico e qual a sua importância?

Resumidamente, tráfego orgânico é o montante de visitas que o seu site ou blog recebem de maneira orgânica, ou seja, sem o investimento em anúncios pagos.
É também conhecido como tráfego grátis.

Todo negócio ou projeto digital vai depender de uma audiência para ter sucesso, ou seja, você precisa trazer pessoas para acessarem as suas página e então começar a fazer o seu negócio acontecer. Sem acessos(pessoas), não existe negócio!

Existe uma maneira mais rápida de conquistar um número maior de acessos de maneira mas simples, que é o tráfego pago. Mas essa estratégia não é nem um pouco duradoura a inteligente.

Tráfego pago funciona assim: enquanto você está pagando, terá resultados. Parou de pagar? Terá que começar do zero!

Para algumas pessoas que buscam resultados imediatos, o tráfego pago pode até parecer um bom investimento para uma solução momentânea. Mas se você quer construir um negócio sólido que te traga resultados duradouros e a longo prazo, invista em estratégias de tráfego orgânico.

Escolher seguir o caminho do tráfego orgânico com certeza te trará um trabalho maior na geração e criação de conteúdos de qualidade, mas os resultados serão duradouros e ao contrário do tráfego pago, quanto mais o tempo passar, mais forte esses conteúdos se tornaram. E o melhor, sem você precisar pagar por isso!

É claro que você precisará investir tempo para colocar em prática as estratégias de tráfego orgânico, e querendo ou não, tempo é dinheiro. Mas o investimento será muito mais baixo do que pagar anúncios para sempre e os seus resultados muito mais duradouros.

E como as pessoas encontram as suas páginas através do tráfego orgânico?

O Que É Tráfego Orgânico

De uma maneira bem generalizada, as pessoas que acessam as suas páginas através do tráfego orgânico te encontram ao realizarem pesquisas nos mecanismos de busca, como por exemplo: Google, Bing, Yahoo.

Existem outras plataformas mais novas que já são consideradas também mecanismos de busca. Elas possuem uma estrutura diferente dessas citadas anteriormente, são elas o Youtube e o Pinterest.

Pessoas que vão para as suas páginas através das duas redes sociais também são consideradas como tráfego orgânico se você não estiver investindo em anúncios.

Onde você consegue verificar a quantidade de tráfego orgânico que está recebendo em seu site?

O Google possui sua própria ferramenta de análise de tráfego baseada nas buscas realizadas em sua plataforma. Essa ferramenta se chama Google Analytics e é gratuita!

Através dela você conseguirá observar não só a quantidade de tráfego orgânico que recebe, assim como todos os outros tipos de tráfego que existem:

  • Tráfego Social – através das redes sociais como Facebook e Instagram;
  • Tráfego Pago – através de anúncios;
  • Tráfego Direto – quando a pessoa digita o seu site no navegador;
  • Tráfego de Referência – quando a pessoa clica em um link seu em alguma outra página que não sejam as redes sociais e nem os mecanismos de busca.

Por que você deveria criar uma estratégia para gerar tráfego orgânico para o seu negócio AGORA?

Como Gerar Tráfego Orgânico?

Muito tem se falado na importância do tráfego orgânico e essa é hoje uma verdade absoluta para todos empreendedores que trabalham com a internet. Você precisa construir uma base sólida de conteúdos de qualidade que te façam aparecer nas primeiras colocações das plataformas de busca se quiser ter sucesso.

Listamos 3 pontos importantes do tráfego orgânico para te convencer a investir o seu tempo nesse tipo de aquisição de audiência.

1 – Investimento baixo

Como já citamos antes, o investimento para uma boa estratégia de tráfego orgânico será baseado no tempo que você gastará na produção dos seus conteúdos. Ou então, você pode até investir dinheiro se preferir terceirizar esse serviço e comprar artigos de freelancers.

Você terá um investimento inicial para a criação de um conteúdo de qualidade e nada mais depois.

2 – Resultados duradouros

Um conteúdo de qualidade trará acessos para o seu site hoje e daqui alguns outros anos. Quanto mais tempo, mas forte os conteúdos se tornam, e eles estarão ali te trazendo tráfego orgânico para sempre.

3 – Relevância

Uma boa audiência de tráfego orgânico fará com que os mecanismos de busca entendam que você realmente produz conteúdos de qualidade para as pessoas. Isso fará com que eles façam de você uma autoridade e farão com que você apareça mais nas buscas.

Como aumentar o seu tráfego orgânico?

Tráfego Orgânico e Pago

Existem algumas estratégias que precisam ser aplicadas nos seus conteúdos para que eles apareçam nas primeiras colocações dos mecanismos de buscas, e nós vamos te explicar como essas estratégias funcionam.

Mas antes você precisa ter bem claro alguns conceitos e termos importantes utilizados nas estratégias de melhora do seu tráfego orgânico:

O que é otimização?

A palavra otimização definida pelo dicionário é a “criação de condições mais favoráveis para o desenvolvimento de algo” quando vindo de um termo estatístico, é o “processo através do qual se obtém o melhor valor de uma grandeza”.

Resumidamente, é a busca de melhores alternativas para alcançar um determinado objetivo.

O que é SEO?

De uma maneira bem simples para que você entenda, SEO (Search Engine Optimization), é a forma com que os mecanismos de buscam otimizam os seus resultados para o leitor. Ou seja, como esses mecanismos funcionam para tentarem trazer resultados de excelência para o público.

Quanto mais você trabalhar o SEO dos seu site e conteúdos, mas bem visto você será pelo Google, tendo assim maiores chances de ser mostrado para o público durante as suas pesquisas.

O que é copywriting ?

Em palavras simples e diretas, Copywriting é basicamente a produção de textos persuasivos que convençam o leitor a realizar uma determinada ação.

Existem diversas estratégias por detrás de um copy (texto) que utilizam gatilhos e conexões para que o leitor se interesse e realize a ação desejada. Se você quiser aprender mais sobre essas estratégias confira: Curso Online de Copywriting.

Pode ser utilizada para a venda de um produto, para um cadastro em uma lista de emails, para uma ação social e assim vai.

Agora que você já conhece esses conceitos, vamos para as estratégias:

Criar conteúdo de valor

Tráfego Orgânico Grátis

Crie conteúdos que agreguem valor aos seus usuários!

Artigos de qualidade que realmente solucionem algum problema, vídeos com conteúdos que interajam ou clarifiquem algo, infográficos de fácil leitura e ricos em conteúdo e etc.

Entregue valor para a sua audiência e isso fará com que ela volte e te procure quando estiver buscando por algo.

Invista tempo e prefira qualidade a quantidade!

Utilizar plataformas gratuitas que levem usuários para o seu site

Use as mídias sociais e outras plataforma como Youtube e Pinterest para criar conteúdos interessantes e levar as pessoas pessoas desses canais para o seu site.

Compartilhe sempre os seus conteúdos nas suas mídias sociais. Crie conteúdos virais exclusivos para cada tipo de mídia.
Dica: pesquise o que melhor está funcionando em cada uma das plataformas.

No Youtube, dedique tempo e muita pesquisa no momento de escrever suas descrições! Leve seus inscritos para as páginas do seu site, blog ou página de vendas.

No Pinterest, crie conteúdos virais (baixe agora o e-book gratuito), esteja ativo na ferramenta, compartilhe conteúdos de outros usuários e leve uma tonelada de acessos para o seu site! Poucas pessoas no Brasil conhecem o poder dessa plataforma. Seja você também um dos primeiros a utilizarem esse tipo de recurso de tráfego orgânico.

Trabalhar o SEO no seu site inteiro

Agora que você já sabe o que é SEO procure trabalhar ele no seu site inteiro!

Todo material que você produzir deve ser otimizado para que você tenha mais probabilidades de ser rankeado pelo Google. Monte um checklist de passos que você deve seguir antes de publicar um conteúdo na sua página!

Trabalhe todas as páginas, inclusive o SEO das categorias e tags do seu site. Você pode avaliar o SEO das páginas do seu site utilizando a ferramenta Ubersuggest.

Promova MUITO cada um dos seus conteúdos

Tráfego Orgânico O Que É?

Promova conteúdos de qualidade e dedique tempo para deixar eles otimizados e perfeitos para o usuário na hora do consumo. Depois disso, dedique mais tempo ainda divulgando esse seu material.

Publique um vídeo que você fez, em todas as plataformas você puder. Não só no YouTube.
E eu não estou falando de apenas de compartilhar o link nas plataformas! Suba o vídeo original na maior quatidade de plataformas que você puder!

A divulgação dos seus conteúdos é uma das partes mais importantes o seu negócio.

O que adianta produzir um conteúdo de qualidade, que ninguém vê?

Usar e abusar do e-mail marketing

Você precisa capturar emails da sua audiência desde o início!

Crie uma isca digital (um material gratuito para ser oferecido ao seu público em troca de email) e tenha essa lista de emails como mais um meio de divulgação.

Sempre que você tiver um conteúdo novo no ar, distribua para a sua lista! CUIDADO aqui para não fazer SPAM e nem ficar enviando apenas emails de venda para os seus leitores.

Compartilhe com eles conteúdos de qualidade e que realmente sejam interessantes e resolvam algum problema.

Conseguimos te convencer que o Tráfego Orgânico é importante para o seu Negócio Online?

Essa era a ideia! Comecem agora mesmo a desenhar um plano de criação e geração de tráfego orgânico para o seu negócio online e crie uma audiência sólida que crescerá a cada dia que passa com a força que o seu conteúdo ganhará na Internet.


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