Erros Que Você Não Sabe Que Está Cometendo

Criamos uma lista de 11 erros que você está cometendo no Pinterest e não sabe! Confira.

1. Fotos sem qualidade

Esse é um dos fatores mais importantes já que a plataforma Pinterest é totalmente visual. Invista mais tempo buscando fotos de qualidade e compartilhando conteúdo que realmente chame a atenção dos usuários!

Eu sei que pode ser difícil você mesmo tirar fotos de qualidade dependendo do assunto, mas saiba que existem muitos bancos de foto gratuitos na internet hoje em dia e você pode encontrar praticamente foto sobre qualquer assunto.

Os mais conhecidos e que nós mais utilizados são o Unsplash e o Pixabay.

Unsplash

Unsplash Fotos Gratuitas

Para pesquisar suas fotos no site do Unsplash, você precisa utilizar palavras e termos em inglês. Se você não fala ou não entende inglês, não se preocupe! O Tradutor do Google vai te ajudar aqui. Basta digitar em português o termo ou palavra que você está buscando e logo ele te dará a tradução! Copie e cole a palavra ou termo traduzido no Unsplash e faça a sua pesquisa.

Pronto! O site te trará diversas opções relacionadas com a sua palavra-chave e todas as fotos possuem uma ótima qualidade e são livres de direitos autorais.

Pixabay

No site Pixabay você pode até escrever em português que dependendo da palavra ele vai te trazer uma seleção de imagens corretas. Mas se você faz as buscas em inglês, os resultados costumam ser melhores.

Fique atento, pois nem todas as fotos que aparecem como resultado da sua busca serão gratuitas. Eles acabam oferecendo na parte superior da tela, imagens pagas.

Como faço para salvar essas fotos no meu computador?

Basta selecionar a foto que você escolheu e clicar em download free no caso do Unsplash e quando no Pixabay, clique na foto e depois em download grátis, vai aparecer para você algumas opções de tamanhos e você pode escolher entre eles e clicar em download.

As fotos serão automaticamente baixadas para sua parta de downloads ou transferências.

2. Descrição simples

Descrição Pinterest
Use e abuse dos textos explicativos

A maneira com que você apresenta o seu material diz muito sobre ele. Se você simplesmente escreve uma linha simples descrevendo o seu design ou o seu produto, as pessoas vão automaticamente associar que a qualidade e o conteúdo relacionado ao ele é baixo.

Dedique um tempo e uma atenção maior para a descrição dos seus Pins. Essa parte é bem importante e envolve uma pesquisa de palavras-chaves (você aprenderá mais sobre isso no neste artigo) que devem ser utilizadas nessa fase para que o seu material apareça para mais pessoas.

Utilize todo o espaço fornecido pela plataforma para descrever o seu produto. Ou seja, elabore um texto de 500 palavras para “se vender”. Descreva o que você está oferecendo o máximo que puder!

3. Não usar hashtags

O uso de hashtags não é um recurso exclusivo de redes sociais como o Instagram ou o Twitter. Ela serve para organizar conteúdos e utilizar ela nos seus Pins também te ajudará a ser encontrado mais facilmente pelas pessoas que estão procurando por um assunto específico.

A ferramenta recomenda um uso máximo de 20 hashtags por Pin. Dependendo do tamanho do seu texto, defina a quantidade de hashtags que você quer utilizar, já que ela utilizará seus caracteres de descrição, que como já comentamos são 500.

4. Não salvar Pins de outros usuários

Pinterest para Negócios

Muitas pessoas quando criam uma conta no Pinterest pensam que os murais ou quadros precisam ser feitos apenas com fotos ou materiais de design próprio. Mas não é bem assim!

É muito importante que você também salve conteúdos de outras pessoas nas suas pastas, principalmente outros conteúdos de qualidade e com números altos de interação.

Muitos trabalham com a conhecida proporção de 20 para 80. Ou seja, 20% de conteúdo seu (próprio) e 80% de conteúdo de outras pessoas.

O importante é estar sempre ativo na ferramenta. Sendo assim fica um pouco dif’icil interagir na ferramenta apenas utilizando conteúdos criados por você.

5. Não organizar seus Pins por assunto

Pinterest Boas Práticas

Ir salvando seus Pins sem organizá-los em pastas de acordo com o assunto correspondente vai deixar o seu feed todo bagunçado e confuso.

O ideal é você criar uma pasta para cada um dos assuntos. Uma dica muito legal também que você encontra no E-book Especialista em Tráfego Pinterest é criar capas que sigam um mesmo padrão para cada uma das suas pastas.

Essa hábito deixará o seu perfil muito mais bonito visualmente. E no Pinterest, o visual está sempre à frente!

6. Usar a ferramenta apenas uma vez por dia

Pinterest Melhores Horários

Não adianta você tirar apenas uma hora do seu dia para publicar seus posts e também repinar conteúdos de outras pessoas tudo de uma só vez.

O ideal é que você consiga tirar vários minutos para interagir na plataforma em diferentes momentos do seu dia. Pelos menos 3 vezes! Pela manhã, pela tarde e pela noite.

Dessa maneira a ferramenta te verá como um usuário realmente ativo que além de postar todos os dias, faz uso da plataforma em diferentes horas do seu dia.

Se for preciso, coloque alarmes para horários estratégicos do Pinterest para você não esquecer de interagir na ferramenta!

E aí já se identificou com alguns desses 11 erros que você não sabe que está cometendo no Pinterest?

7. Não usar palavras-chave

Pinterest SEO

Escrever qualquer título e qualquer descrição sem dar muita importância para as palavras-chaves é um dos maiores erros dos usuários do Pinterest.

Uma boa prática é você fazer uma pesquisa no buscador da ferramenta verificando as palavras que aparecem primeiro nas buscas.

Tente utilizar essas palavras que aparecem nas primeiras posições do buscador nos seus títulos e também nas suas descrições.

Assim como o Google, o Pinterest também possui seu próprio algoritmo para decidir quais são os conteúdo que irão aparecer primeiro e quais nem aparecem nas buscas dos usuários.

Trabalhar bem as palavras-chaves no Pinterest vai te ajudar a ter mais visualizações e consequentemente mais cliques nos seus links.

O Pinterest também oferece um recurso bem legal que é te informar quais são os assuntos que estão em alta na ferramenta naquele momento.

Basta clicar na barra de busca e rolar para baixo a tela que aparece. Logo abaixo você verá uma categoria chamada: Em alta no Pinterest. Aproveite para interagir com os conteúdos dessa categoria e se possível crie conteúdos próprios relacionados e com as palavras-chaves que estão em alta.

8. Não redirecionar o seu público

Pinterest Usuários

Apenas criar conteúdo bonito para que as pessoas salvem seu material na plataforma sem uma estratégia para direcionar o seu público para algum lugar não irá te ajudar a vender ou ganhar acessos.

Você precisa criar conteúdos estratégicos que façam com que os usuários se interessem em querer saber mais e busquem mais informação através da página que você estará direcionando eles.

Veja o que está em alta no mundo, quais são as próximas datas comemorativas, épocas especiais do ano e escolha criar conteúdos que agregam valor aos usuários. Tente sempre fornecer alguma informação novo e/ou interessante.

Entenda as dores e os problemas do seu público e crie conteúdos para solucioná-los, de preferência fazendo com que a audiência queira clicar no seu link para ler mais do seu conteúdo. Coloque sempre um link direcionado para algum conteúdo seu. Seja para o seu site, canal do Youtube ou página de vendas.

9. Se preocupar com o número de seguidores

Seguidores No Pinterest

Uma coisa muito importante que vocês precisam ter em mente é que o Pinterest não é uma rede social e sim um buscador (como o google e o youtube). As pessoas utilizam a plataforma para buscar conteúdos específicos e não para interagir com outras pessoas.

Não se preocupe com o seu número de seguidores. Dependendo da busca que um certo seguidor seu estiver fazendo, você nem vai aparecer para ele, mesmo que ele esteja a sua conta.

A ferramenta vai mostrar os conteúdos mais adequados de acordo com a pesquisa que ele realizou e não os conteúdos das pessoas que ele segue!

Sendo assim, esqueçam esse número e foquem em produzir conteúdo de qualidade que gerem engajamento entre os usuários e que possuam as palavras-chaves em alta no Pinterest.

É muito mais importante que o seu número de visualizações e interações estejam aumentando do que o número de seguidores.

10. Criar conteúdo apenas com fotos simples

Pinterest Como Usar

Subir apenas fotos sem dedicar um tempinho escrevendo uma boa chamada na arte é uma prática que já não funcionam mais. Talvez no início da plataforma!

A ferramenta evoluiu e com o aumento do número de usuários a qualidade dos seus conteúdos compartilhados também subiu. Você encontrará trabalhos incríveis no Pinterest e se você é um usuário que está buscando algo, o que te chama mais a atenção?

Uma foto simples ou uma montagem mais trabalhada com cores e textos? Geralmente as imagem simples acabam passando despercebidas pelos usuários que preferem as artes mais criativas e cheias de cores.

Para mais dicas sobre boas práticas artísticas no momento de criar o seu Pin, confira o E-book Especialista em tráfego Pinterest.

11. Não criar infográficos

Muitos criadores de conteúdo pensam que criar infográficos além de demandar muito tempo, também é algo que vai diminuir os cliques, já que o usuário terá praticamente a maioria da informação mais importante que precisa toda ali na arte do infográfico.

Indicamos a ferramenta Canva para a criação desse tipo de conteúdo. Ela é simples, fácil de usar e gratuita.

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Esse é um dos formatos de conteúdo que mais geram engajamento! Não deixe de criá-los e não tenha medo de fornecer muita informação para o seu usuário. Você estará entregando um conteúdo de qualidade e com certeza será recompensado por isso.

Confira o conteúdo do artigo também em video:


E aí você se identificou com alguns desses 11 erros que você não sabe que está cometendo no Pinterest? Para agora mesmo! E perceba as mudanças nos seus números. Nós garantimos!

Confira também o nosso canal no Youtube Eu Aprendi Na Internet.

Especialista Em Tráfego Pinterest

Veja também Como utilizar o Pinterest na sua estratégia de marketing digital

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