SEO No Pinterest

Para você que já utiliza a plataforma, nesse artigo contamos os segredos do SEO para Pinterest que você precisa começar a aplicar agora para seu perfil na ferramenta deslanchar de vez!

Leve tráfego orgânico de qualidade para as suas páginas e aumente sua autoridade na internet.

Primeiramente, o que é SEO?

A sigla SEO é um acrônimo do termo em inglês Search Engine Optimization. Traduzindo, otimização dos motores de busca, ou seja, são pequenas melhorias que você faz em seus textos, títulos e descrições que fazem com que os usuários encontrarem o seu conteúdo através dos mecanismos de busca.

Sempre que pesquisamos por algo na internet, qualquer que seja a plataforma ou mídia social, fazemos nossas buscas utilizando termos, como por exemplo: “Como usar o Pinterest?”.

Se você possui algum conteúdo relacionado a esse termo, precisa otimizá-lo com as melhores estratégias possíveis para que as pessoas que venham a realizar essa mesma pesquisa, possam encontrar com facilidade o seu conteúdo!

E é ai que começamos a nossa lista com o primeiro segredo de SEO para Pinterest:

1 – Busque por palavras-chave antes de escrever seu artigo e de compartilhar o conteúdo na plataforma

SEO no Pinterest Palavra-Chave

Palavras-chave são extremamente importantes dentro do Pinterest, elas são os termos mais buscados na barra de pesquisa da plataforma.

Vamos supor que uma das expressões mais pesquisadas na plataforma seja o nosso exemplo: “Como usar o Pinterest?”. Ao definirmos essa como a palavra-chave com a qual vamos trabalhar, é preciso que ela esteja em nossos títulos e descrições.

E como encontrar palavras-chave dentro da plataforma?

Simples! Para encontrar as palavras-chave que mais são buscadas pelos usuários da plataforma e que consequentemente te trarão melhores resultados de visibilidade, basta fazer uma busca no na barra de pesquisa.

Por exemplo, se você digita a palavra “Pinterest” no campo de busca, vai notar que a própria plataforma te mostrará sugestões do que está sendo buscado no momento para aquele termo, como põe exemplo:

  • “Pinterest…como usar”;
  • “Pinterest…dicas”;
  • “Pinterest…logo”.

Essas sugestões servem para te mostrar o que esta sendo mais digitado no campo de busca pelos usuários da plataforma relacionado ao termo que você pesquisou.

Esse recurso pode te ajudar principalmente na hora de buscar ideias de artigos pra escrever e conteúdos para criar. 

Seguindo as sugestões de palavras-chaves, você irá criar conteúdos que possuem uma demanda verdadeira na plataforma, já que a sua palavra-chave estará entre os termos mais buscados.

E depois que você fizer as suas pesquisas e descobrir os principais termos que estão sendo buscados pelos usuários, quais devem ser seus próximos passos? É aí que entra o 2º segredo.

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2 – Use as palavras-chave da forma correta

Agora que você já sabe os termos mais pesquisados sobre um determinado assunto, você deve inserir essas palavras-chave nos títulos e descrições dos seus Pins.

Dessa maneira, o algoritmo do Pinterest fará com que o seu conteúdo apareça para as buscas relacionadas à palavra-chave que você resolver utilizar. Simples assim!

Um Pin que faça a utilização de boas palavras-chaves bem colocadas em seu título e na sua descrição tem grande chances de viralizar e alcançar resultados realmente impressionantes, e literalmente da noite para o dia. E ainda melhor, conforme os dias forem passando, esse conteúdo será salvo e compartilhado por outros usuários, fazendo com que ele ganhe ainda mais força dentro do Pinterest.

Quanto mais vezes o seu Pin for salvo mais o algoritmo do Pinterest entenderá que aquele conteúdo é relevante e de qualidade, e passará a distribuir a sua publicação para uma maior quantidade de usuário.

3 – Dimensões das suas imagens

SEO Imagens

Muita gente não sabe, mas o Pinterest não é uma rede social e sim um Mecanismo de Busca, assim como o Google e o Youtube, por exemplo.

Mas nesse caso um Mecanismo de Busca que traz como resultado imagens relacionadas ao termo buscado. Por esse motivo, é de extrema importância que ao compartilhar conteúdos na plataforma, as imagens fornecidas estejam em ótima qualidade e de preferência em uma resolução que funcione bem para o Pinterest.
No caso da plataforma, a resolução que melhor desempenha é a de 735 x 1102.

Imagens que seguem essa resolução vertical possuem um desempenho muito acima em relação à outras imagens que possuem outros tamanhos. Sendo assim, sempre que for postar novos Pins, utilize sempre o padrão de resolução que melhor funciona no plataforma!

4 – Seja ativo todos os dias na plataforma

Dar atenção ao Pinterest todos os dias enquanto ainda tem que escrever artigos e gerenciar outras tarefas de um negócio online pode parecer difícil, mas acredite, não é!

A plataforma é muito simples de usar e ainda possui um recurso próprio para que você programe as suas postagens.

Você pode por exemplo, reservar os domingos para criar Pins próprios que vão levar os usuários para as suas páginas e agenda-los para o decorrer da próxima semana. Durante a próxima semana você terá postagens gerando tráfego orgânico para as suas página de forma automática, mas mesmo assim é preciso entrar na ferramenta para interagir.

Descubra a estratégia que melhor funciona para você e insira esse hábito no seu dia a dia.

É importante estar ativo no Pinterest todos os dias porque assim o algoritmo da plataforma verá que você é um usuário ativo e que está sempre atualizando seu perfil e contribuindo e compartilhando conteúdo de qualidade na plataforma.

O algoritmo então ficará a seu favor e começará a mostrar mais os seus Pins, para uma quantidade maior de pessoas, lembrem que estamos trabalhando estratégias de SEO para Pinterest.

Como resultado dessa maior aparição dos seus conteúdos, mais usuários clicarão em seus links, gerando uma enorme quantidade de tráfego orgânico para as suas páginas.

5 – Repinar, repinar, repinar…

SEO Pinteres Repinar

O seu perfil do Pinterest não precisa ser feito apenas de conteúdos próprios e falar só sobre os as suas páginas e produtos. Uma das muitas estratégias que existem é repinar (salvar) conteúdos de outros usuários! Isso ajudará a manter o seu perfil ativo (lembra do algoritmo?) e com isso os seus Pins de autoria própria também serão beneficiados e terão mais visibilidade.

Outro fator legal de comentar com vocês é que não necessariamente você precisa repinar conteúdos totalmente relacionados com o seu nicho, você pode salvar imagens e ideias que te inspiram também, como pessoa. Com certeza o seu público também terá interesses similares com o seu.

Ninguém gosta SÓ de viajar ou de consumir APENAS conteúdos sobre marketing digital. Nós geralmente gostamos de vários outros assuntos que não precisam necessariamente estarem relacionados. Não tenha medo e abuse da função de salvar conteúdos.

O segredo aqui para não confundir os seus usuário é não esquecer de organizar tudo em pastas e subpastas. E configurará-las com um bom SEO.

Tenho certeza que se você aplicar essas estratégias de SEO para Pinterest, verá resultados em poucos dias!

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Descubra como!

Dentro da plataforma Pinterest nós conseguimos chegar aos incríveis 854 mil visitantes mensais em um dos nossos perfis! O objetivo é 1 milhão 🙂

Além das dicas de SEO para Pinterest, desenvolvemos muitas outras estratégias para melhorar o nosso uso da ferramenta e aumentar os nosso números de maneira exponencial.

A maioria dos nossos usuários são enviados para nossas páginas e hoje o Pinterest é a nossa plataforma numero 1 em geração de tráfego orgânico.

Se você quer descobrir TODA nossa estratégia (sim, contamos tudo!) para replicar em seu perfil e obter números como os nossos, não deixe de conferir também O E-Book Especialista Em Trafego Pinterest

Você aprenderá a dominar o trafego orgânico no Pinterest, com base nos nossos muitos erros e acertos para chegar na estratégia perfeita!

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